segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hino Nacional Brasileiro

 
  
Curiosidades

No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro

 Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfal”.

Somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.

Muita gente pode imaginar que seus autores, o músico Francisco Manuel da Silva, compositor da música e Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra, formaram uma parceria perfeita, assim do tipo como Roberto e Erasmo ou Lennon e McCartney, mas não foi bem assim.
Na verdade eles nunca se conheceram, ou melhor, nem viveram na mesma época. Quando o autor da letra nasceu o compositor da música já havia morrido há mais de cinco anos.
 

O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

PODE APLAUDIR?
Diferente do que muitas pessoas pensam, é considerado errado bater palmas após a execução do hino nacional, por ser esta atitude tida como desrespeitosa. O aplauso é, inclusive, desencorajado por uma Lei (parágrafo único do art. 30 da Lei 5700/71)* que trata dos símbolos nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário