sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos estudar HISTÓRIA ???

O que são fontes históricas?

Documentos ou fontes históricas são as pistas, os vestígios do passado, deixados por indivíduos e sociedades, que nos permitem desvendar seus hábitos, seus costumes e formas de organização.


Muitos vestígios se perderam ao longo do tempo.  Outros, contudo, tem sido preservados, guardados, e são encontradas em instituições como arquivos, bibliotecas, museus ou coleções particulares.


Como podemos conhecer a História?

São várias as maneiras pelas quais nós podemos conhecer a História de um grupo ou uma sociedade. Podemos utilizar desde canções, lendas,  pinturas, esculturas, fotografias, filmes, poesia, arquitetura, as roupas que usavam.  Todos esses vestígios nos ajudam a contar a história de um povo.


Quem faz a História?

Aprendemos que  todas as pessoas que fazem parte de uma sociedade – crianças, jovens, adultos, mulheres, homens, pobres, ricos - constroem a História.

Quando convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos  decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos chamados de sujeitos históricos.

Você também é um sujeito histórico. Pense nas atividades que você faz durante o dia, nos lugares que frequenta, nas pessoas com quem você se relaciona… Você está escrevendo a sua própria história e participando da história de outras pessoas!



Do que uma investigação precisa?

O historiador é um investigador. Ele pesquisa pistas deixadas pelos seres humanos em outras épocas e em outros lugares.
Para encaixar essas pistas, como em um jogo de quebra-cabeças, o historiador precisa pensar, refletir.
Então, quando ele compreende a lógica do acontecimento, temos um conhecimento histórico. Ou uma versão da história. Vamos entender na prática???
No vídeo, abaixo, vocês podem assistir a pequenos trechos do filme “Deu a louca na chapeuzinho”. As partes que nos interessam são aquelas em que sapo investigador tenta compreender o que se passou na casa da Avó da menina.

O sapo é o historiador, tá caçando pistas (vestígios) pra montar a História como ela de fato aconteceu.








Um comentário:

  1. Puxa! Muito legal este assunto... Pois, muitas coisas da historia conheci através da Arte...algo que me encanta profundamente... Bjus a voces todos amiguinhos...

    ResponderExcluir